Rede de Esgoto e Fossa Séptica

Rede de Esgoto e Fossa Séptica

Rede de Esgoto e Fossa Séptica – Entenda as diferenças e utilidades

Quando o assunto é rede de esgoto e fossa séptica, é completamente comum que dúvidas sobre o tema surjam.

Sendo assim, isso ocorre porque as pessoas sempre imaginam que os materiais e processos são os mesmos, algo que não seria o correto.

Portanto, hoje estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas em relação à rede de esgoto e fossa séptica.

 

O que é rede de esgoto e quais suas utilidades

Primeiro de tudo, para darmos início ao nosso conteúdo de hoje, seria muito interessante explicar mais sobre o que seria a rede de esgoto, bem como, as suas utilidades.

Dessa forma, podemos lhe dizer rapidamente que a rede de esgoto é um meio pelo qual ocorre o saneamento básico.

Toda a água procedente de banhos, limpezas em geral ou descargas que surgem de residências, empresas ou até mesmo prédios, precisam passar por medidas como o saneamento.

Ou seja, essas medidas de saneamento básico servem principalmente para o transporte desses líquidos até as estações de tratamento de água.

Por fim, a água é tratada, limpa e finalmente devolvida aos rios.

Aliás, uma curiosidade acerca do tema de rede de esgoto é que esse saneamento possui um tempo de vida útil.

Assim sendo, é fundamental a análise de profissionais para evitar o surgimento de problemas como as infiltrações ou até mesmo os maus cheiros.

O que é a fossa séptica e quais suas utilidades

Para prosseguirmos com o nosso tema chegou o momento de esclarecer o que seria a fossa séptica.

Diferentemente da rede de esgoto, a utilização da fossa séptica se resume a domicílios, além de ser um sistema de tratamento de esgoto sanitário.

Dessa forma, a fossa séptica é designada principalmente de maneira química e física nos dejetos, sendo mais usada em zona rural e conhecida por ser um tratamento caseiro.

Outros pontos que valem ser destacados são:

A fossa é usada em locais em que não há o saneamento básico e também possui um processo maior quando relacionada à rede de esgoto.

Inicialmente todos os dejetos são colocados em um tanque feito de alvenaria ou concreto a 30 metros de distância da residência.

Logo em seguida, esses dejetos passam pela decantação, que seria um processo para que ocorra a separação das misturas heterogêneas.

Após essa separação os desejos vão para a válvula de escape, onde ocorre a fermentação e eles se transformam em gases e bactérias.

Por fim, tudo isso é filtrado ao próximo tanque através de um filtro de cascalho e areia nomeado de sumidouro, no qual o material será reutilizado ou devolvido ao meio ambiente.

Quais as diferenças entre Rede de Esgoto e Fossa Séptica

Provavelmente você sabe agora que há sim diferenças entre a rede de esgoto e fossa séptica, no entanto, como pretendemos deixar isso ainda mais claro, vamos lhe dar alguns exemplos de distinções:

Locais de utilização

Bem como citamos de forma sucinta nesse conteúdo, a rede de esgoto e fossa séptica possuem diferenças de locais.

Dessa maneira, a rede de esgoto geralmente é mais aproveitada em grandes cidades, assim, como dito anteriormente, é usada em residências, empresas, indústrias, dentre outros.

Por outro lado, a fossa séptica é voltada para o ambiente rural, ou seja, em locais que o sistema de tubulação do saneamento básico ainda não chegou ou é extremamente precário.

Processo

Certamente você conseguiu notar a grande diferença em relação ao processo da rede de esgoto e fossa séptica.

Deste modo, na rede de esgoto o processo é feito mediante as medidas de saneamento básico e a fossa séptica envolve a decantação.

Conclusão

Por fim, vale destacar que decidimos trazer somente duas diferenças, porém que tornam esses dois sistemas completamente distintos.

Sendo assim, caso você tenha como objetivo decidir entre algum desses sistemas, confira as suas diferenças e defina qual seria a melhor opção em seu caso.

Links das imagens:

https://www.flickr.com/photos/prefeiturabertioga/34859581571/

https://www.flickr.com/photos/sacramentodeamor/5422997970/

 

 

 

Próximo postRead more articles