Desentupimento com Soda Cáustica pode resolver?

Desentupimento com Soda Cáustica pode resolver?

Desentupimento com Soda Cáustica pode resolver?

Todas as tubulações possuem uma vida útil e quando não há o zelo necessário, o entupimento pode ser uma enorme complicação e consequência. Assim, é completamente comum que as pessoas busquem por produtos como a soda cáustica para solucionar a situação.

Portanto, há sempre os que defendem o uso dessa soda cáustica, pois é um meio pelo qual o entupimento será solucionado facilmente e de forma barata, bem como, os que abominam essa prática e acreditam que a soda oferecerá como resultado, um problema ainda maior.

Dessa forma, hoje iremos solucionar essa questão lhe explicando mais sobre o que seria a soda cáustica e se o desentupimento com esse tipo de produto pode resolver o seu problema ou causar ainda mais consequências ruins.

O que é Soda Cáustica

A soda cáustica nada mais é do que o Hidróxido de sódio, ou seja, uma substância que não foi originária da natureza.

Sendo assim, essa substância foi desenvolvida por um processo nomeado de eletrólise e é voltada principalmente para as indústrias, sendo usada na produção de papel, tecidos e detergentes.

Basicamente o Hidróxido de sódio ficou conhecido pelo nome de soda cáustica por ser uma substância grandemente corrosiva e por muitas vezes causar queimaduras severas, cicatrizes ou até mesmo cegueira devido o uso incorreto e a sua reatividade.

Dessa forma, devemos deixar claro que a soda cáustica é um produto extremamente sério e que pode causar danos permanentes em uma pessoa.

Desentupimento com soda cáustica pode resolver?

Por ser amplamente corrosiva, a soda cáustica é utilizada de forma constante em desentupimento de tubulações de residências ou em outros casos, de indústrias. E isso ocorre porque a soda pode ser utilizada para o derretimento de gordura.

No entanto, precisamos deixar claro que essa não é uma ação indicada, principalmente porque a soda pode causar danos irreversíveis à tubulação e oferecer ainda mais prejuízos a você e a sua saúde.

Deste modo, deixe-nos citar alguns dos pontos que comprovam o motivo pelo qual a soda cáustica não é destinada para o desentupimento:

Apenas produtos orgânicos

Enganam-se as pessoas que imaginam que a soda cáustica serve para corroer qualquer tipo de problema que está entupindo a sua tubulação.

Basicamente a soda funciona unicamente em produtos que sejam totalmente orgânicos, sendo um exemplo, a própria gordura.

Entretanto, em alguns casos o que causa o entupimento da tubulação é um objeto, ou seja, a soda não irá solucionar o seu problema.

Danificação da estrutura do cano

Certamente você entende que dentro de uma tubulação há um grande acúmulo de gordura e quando a soda entra em contanto com tudo isso, é possível que um sabão caseiro se forme.

Assim, o grande problema é que as pessoas jogam a soda ralo abaixo esperando que tudo se solucione, por isso, não removem o sabão que essa substância criou.

Como consequência, toda essa mistura realizada na tubulação pode endurecer e petrificar no interior do cano.

Além disso, o sabão pode causar ressecamento na tubulação e problemas como as trincas.

Por fim, devemos destacar que quando a soda entra em contato com a água, essa mistura sofre uma reação que consequentemente esquenta a mais de 100ºC, assim, todo esse processo danifica ainda mais o cano.

Sua saúde

Finalmente acreditamos ser a causa mais grave da utilização de soda cáustica no desentupimento, o risco a sua saúde.

Para que você tenha uma noção, a soda é obrigatoriamente desenvolvida com equipamentos de proteção porque caso entre em contanto com a pele ela automaticamente causa queimaduras severas.

Dessa forma, essa substância também tem um vapor extremamente nocivo para qualquer indivíduo, portanto pode oferecer grandes riscos à saúde.

Conclusão

Provavelmente agora você conseguiu entender bem que a utilização de soda cáustica é completamente errada tendo em vista que futuramente uma pessoa poderá destruir toda a sua tubulação e infelizmente sofrer com problemas de saúde.

Tínhamos como objetivo lhe oferecer informações sobre o que é esse produto e explicar os riscos que ele oferece, por isso, uma indicação é que você busque por uma empresa especializada para oferecer os melhores serviços e segurança no desentupimento da tubulação.