construção de fossa

Construção de Fossa Séptica

O que é uma Fossa Séptica Biodigestora ?

construção de fossa

Para simplificar, a Fossa Séptica Biodigestora funciona da mesma maneira que uma fossa comum, assim, é um sistema de tratamento de esgoto sanitário e geralmente é uma alternativa voltada para a zona rural. Porém devemos destacar que há suas desigualdades.

Dessa forma, essa alternativa de fossa é estruturada com o intuito de separar e transformar a matéria sólida contida no esgoto. Mas, deixei-nos lhe informar como ocorre esse processo:

Primeiro de tudo, de uma maneira simplificada, podemos dizer que quando a descarga do vaso sanitário é acionada, todos os resíduos são direcionados à fossa na qual ocorre a biodigestão, ou seja, a “reciclagem” e decomposição da matéria orgânica.

Sendo assim, devemos salientar que esse processo pode durar 120 dias e como resultado, há uma caixa que recebe os dejetos já tratados para que o indivíduo reutilize ou despeje.

O Processo de Construção de Fossa

Finalmente podemos explicar todas as questões referentes ao assunto de construção da Fossa Séptica Biodigestora, portanto, vamos falar o processo:

Um passo fundamental do processo de construção é a escolha de um local que seja seguro, uma vez que a Fossa Séptica Biodigestora é um local em que gases são produzidos.

Assim, as fossas sépticas não devem ficar muito perto das moradias (para evitar mau cheiro) nem muito longe (para evitar tubulações muito longas). Deste modo, o ideal é uma distância de 4 metros.

Além disso, é interessante destacar que essas três caixas devem ser construídas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo 30 metros de distância), para evitar contaminações, no caso de um eventual vazamento.

Dessa forma, o essencial é escolher um lugar com uma distância de 15 a 25 metros e que não seja sombreado, visto que o sol é fundamental para o processo.

Assim, duas dicas são as seguintes:

Pintar a tampa das fossas de preto, pois isso auxilia na manutenção do calor e vedar as bordas com uma borracha porque isso mantém o sistema completamente livre de oxigênio.

Larguras e Dimensões da Fossa

Outro ponto presente no processo de construção de Fossa Séptica Biodigestora está relacionado às especificações de larguras e dimensões. Deste modo, devemos evidenciar as seguintes características:

  • São necessários 3 buracos que contenham 2 metros de largura, 60 centímetros de profundidade e 6 metros de comprimento;
  • Cada buraco precisa de 50 centímetros de distância;
  • As bordas superiores da caixa precisam estar 5 centímetros acima do nível do solo.

Critérios para a construção de Fossa Séptica Biodigestora

Por fim, conheça alguns critérios para que você venha aproveitar as vantagens desse tipo de fossa:

  • As duas primeiras tampas precisam conter um sistema de alívio de gases;
  • A descarga precisa ter de 6 a 10 litros;
  • Não é indicado utilizar a Fossa Séptica Biodigestora em sistema de esgoto de pia ou chuveiro;
  • É fundamental evitar a utilização de cloro e pastilhas desinfetantes no vaso sanitário.

Conclusão

Como dica finalmente, devemos lhe falar o seguinte:

É muito interessante agregar em seu projeto a criação de cercas que envolvam a sua Fossa Séptica Biodigestora, pois isso evita problemas como o acesso de animais e pessoas diretamente à fossa.

Devemos ressaltar que as fossas são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias (como a cólera), pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascentes ou mesmo na superfície do solo.

Por esse motivo, busque por mais informações e entre em contato com a Desentupidora Teixeira para conhecer um trabalho de excelência que vise não somente o auxílio no processo de construção, mas também de manutenção da sua fossa.